Beco do Batman!

Esse é um lugar alternativo e maravilhoso da cidade de São Paulo. Você se apaixona por cada canto dele, por cada parede, por cada rua. Com certeza é um local que você precisa ir na cidade de São Paulo.

Localizado na Vila Madalena o Beco do Batman na verdade é apenas uma travessa, mas com o tempo ele se expandiu e já engloba várias quadras. Mas o que é isso? É uma galeria de arte a céu aberto, mais precisamente de grafites. Por diversas paredes, muros, portões, escadas e ruas há obras grafitadas que encantam a todos.

Esses grafites surgiram na região na década de 80, quando grafitaram o desenho do BATMAN por ali. Com isso vários outros artistas e estudantes de artes plásticas começaram a fazer diversos desenhos. O mais interessante é que isso permanece até hoje e atualmente há grafiteiros e a própria comunidade ajudam a conservar essas obras. Algo que eu acho bem legal é que as paredes e os espaços em branco se tornaram muito disputados pelos próximos artistas. E para algum artista cobrir a arte de outro que já está lá, ele necessita de permissão (os artistas possuem um código de honra entre eles). Ah e outra coisa se você for lá hoje, você verá de algum jeito e se voltar daqui um ano terá novos grafites. Então é uma programação que você pode voltar muitas e muitas vezes que sempre terá novidades.

Antes que você comece a pensar que é necessário pagar alguma taxa para apreciar o local, já te digo que o local é totalmente publico e você não tem que pagar nada para entrar. Ah e caso vá com carro particular saiba que as ruas pela travessa é somente para pedestres. Então terá que deixar em ruas próximas.

Para chegar lá eu aconselho a utilizar o uber ou táxi (financeiramente a primeira é melhor). Mas há possibilidades de ir de ônibus, a pé, ou parcialmente de metrô. O metrô não para perto do Beco do Batman, mas há a opção de ir até alguma das estações próximas e depois tomar um ônibus, uber, táxi ou ir caminhando. A caminhada é uma ótima opção, porque o bairro é super charmoso. Mas já aviso que tem várias ladeirinhas, então cansa bastante.

Um site bem legal para você saber quais os ônibus vão para cada local na capital paulista é o http://www.sptrans.com.br . Ele te mostra os melhores trajetos e com todas as opções de transportes públicos da cidade. Entra lá e confere.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu amei ir até o Beco do Batman, tirar mil e uma fotos. Porque com cada um dos grafites queria uma diferente. E é um passeio para todas as idades, eu fui com a minha mãe e ela também ficou apaixonada pelas obras.

Mais informações:
Endereço: Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque

Vila Madalena – São Paulo.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário