Fábricas de Chocolate

Quando decidirem ir para Gramado saibam que um passeio que vocês precisam fazer por lá é visitar uma fábrica de chocolates. Se nesse momento pensou que não tem necessidade ir, já digo que quando menos esperar você já estará indo rumo a uma para apreciar os maravilhosos chocolates da região.

A região da cidade de Gramado no interior do estado do Rio Grande do Sul chama a atenção por sua gastronomia. Dentre as opções gastronômicas o que se destaca absurdamente são seus maravilhosos doces e chocolates. São muitas fábricas e lojas que existem na cidade. Na principal rua das cidades, praticamente em todas as quadras há uma loja voltada para essa venda. Dessa forma, entende-se que por ali também há várias fábricas que fazem essas delícias.

Muitos acabam até achando que o preço dos chocolates nas fábricas acabam sendo mais em conta do que comprar em lojas na cidade. Só que isso é um erro, o preço é praticamente o mesmo. Se você comparar o chocolate em sua loja e em sua fábrica, eles são tabelados. Alguns lugares na cidade são compostos de chocolates importados ou que a fábrica não fica na região. Já vou logo falando para não pararem nesses lugares, porque locais assim você pode ir em qualquer lugar do mundo. Agora ir em um espaço que você terá um doce “fresco”, ou melhor dizendo recém-fresco, isso não tem preço.

“Se o preço é igual porque preciso ir na fábrica e não posso ir apenas em uma loja no centro?” Porque as fábricas possuem mais opções, são mais interativas, tem mais opções de degustação, algumas vezes com um espaço café e o melhor você pode assistir parte da produção desses alimentos. Outro fator bem legal é que eles retratam um pouco da história da marca e do chocolate. Eu acho que vale muito à pena irem em uma fábrica e depois quando estiverem andando na cidade pararem lojas de outra marca, diferente da escolhida para visita da fábrica.

“Qual fábrica escolher?” Como eu disse existem várias opções na região, eu tenho uma preferida que é a Caracol, mas as outras não ficam atrás, são muito boas também. O que muda de uma para outra? São poucas coisas, o que mais se destaca em diferença nesse quesito seria a arquitetura e design de interiores de uma para outra. Porque todas com ótimo atendimento, ótima qualidade nos produtos e preços acessíveis. O valor dos doces de uma para outra acaba variando, mas nada de forma gritante. Portanto irei listar algumas fábricas, todas essas eu já fui e gostei muito da qualidade dos produtos, então são as que eu mais achei confiáveis.

 

Caracol

Claro que eu iria começar com a que eu disse ser a minha preferidinha da região. Ela é maravilhosa e já está há mais de 30 anos no mercado, mas ela tem um ponto negativo que vale ressaltar. Normalmente as fábricas não cobram entrada e deixam você assistir um pouco do processo ao vivo de forma gratuita, a Caracol cobra um valor para fazer a visita. O valor é de R$ 12,00 e não ligo de pagar nenhum piuco e falo para vocês também não ligarem, devido ela ser a que tem o espaço mais temático e que deixam não só as crianças apaixonadas pelos cenários, mas os adultos também. O caminho da visita leva o nome o Reino do Chocolate com produções que te fazem quase se sentir um “oompa-loompa” (se você não sabe o que é isso, por favor assista o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate). Depois que acaba o passeio você pode passear pela loja e pelo café para aproveitar e experimentar alguns dos doces fabulosos do local e também comprar alguns.

Mais informações

Endereço: Avenida das Hortênsias, nº 5382. Gramado – RS

Telefone: (54) 3268-3588

Site: Caracol

 

 

 

 

 

 

 

 

Florybal

Confesso que também amo a Florybal, sempre achei o caldeirão da bruxa na frente super legal e os chocolates também são uma delícia. Ela tem também uma coisa que encanta todos que entram no local, uma cascata de chocolate com mais de 200kg, ou seja, imaginem essa quantidade de chocolate caindo, algo maravilhoso e praticamente inexplicável.  Diferente da fábrica citada anteriormente, essa você não paga para entrar e ela possui uma entrada linda e temática que irá encantar a todos os visitantes. É um passeio perfeito para quem está viajando com crianças. Sobre essa marca vou ressaltar que se estiverem em Canela, cidade vizinha de Gramado vale a pena vocês visitarem a loja no centro, essa é muito fofa e divertida. Na verdade todas as suas lojas são bem interativas, duas que eu gosto muito também é a Casa de Chocolate e a Vip/Temática. Existe também o Parque Terra Mágica Florybal que dizem impressionar a todos, mas esse não tive a oportunidade de ir ainda.

Mais informações

Endereço da fábrica: Rua Tristão de Oliveira nº 1200. Gramado – RS.

Telefone: (54) 3905-3600

Site: Florybal

 

 

 

 

 

 

 

Lugano

A Lugano é uma das marcas mais tradicionais de chocolates da cidade, está aberta desde 1976. Logo que você chega você já acha a fábrica bonita, porque a porta de entrada tem um urso gigante e fofinho. Assim vemos que esta loja também conta com um ar lúdico e que envolve a todos, mas principalmente as crianças. Não paga nada para entrar na fábrica e durante o passeio você é acompanhado por um funcionário da marca que vai  explicando sobre os doces e o modo de preparo deles. Claro que eles não explicam de todos, porém as informações gerais você saberá.

Mais informações

Endereço: Rua São Marcos, nº 374. Gramado – RS.

Telefone: (54) 3295-5993

Site: Lugano

 

 

 

 

 

 

 

 

Planalto

Essa fábrica é totalmente diferente das outras em que falei. Ela não parte para o lado lúdico e de fantasia, ela leva mais um conceito “gourmet”. A mesma é requintada e transmite isso aos seus doces. Em sua principal loja na cidade há uma mini fábrica para que vocês vejam de forma rápida um pouco do processo. Agora se querem realmente entender como tudo funciona nos estabelecimentos da marca, aconselho a fazerem um tour pela fábrica matriz. Só conheci a mini fábrica e gostei muito dos produtos da loja, acredito que ali comi um dos melhores sorvetes em que já comi na vida.

Mais informações

Endereço da fábrica matriz: Rua João Carniel, nº 689. Gramado – RS.

Endereço da mini fábrica: Avenida Borges de Medeiros, nº 2918. Gramado – RS.

Telefone: (54) 3905-3600

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prawer

A Prawer conta com uma mistura do lúdico com o requinte querendo achar o balanceamento perfeito para atrair a todos. Os seus chocolates são incríveis e delicados, sendo considerado um dos chocolates mais finos da Serra Gaúcha. Acredito que é a fábrica que mais te deixa se sentir dentro da cozinha. Você recebe uma toca de proteção para os cabelos e realmente entra no espaço em que os artesãos preparam os doces, pode admirar de perto o trabalho caprichoso em que eles fazem. Com certeza um passeio diferente e delicioso pela cidade e lembrando que no espaço também tem uma loja para você comprar várias delícias.

Mais informações

Endereço: Avenida das Hortênsias, nº 4100. Gramado – RS.

Telefone: (54) 3286-1580

Site: Prawer

 

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado dessas fábricas em que listei, se vocês puderem vão em todas. Só não me xinguem depois quando chegarem em vossas casas rolando, porque eu só tenho uma certeza de sua visita à Gramado: você com certeza voltará com uns quilinhos a mais.

 

Salve esse post no Pinterest!

 

 

Comments

comments

Deixe um comentário