Forte de Copacabana

Você sabia que o Forte de Copacabana é aberto ao publico? E que existe um museu dentro dele? Isso mesmo, o local atualmente é um ponto turístico muito visitado na cidade e com muita história envolvida.

O Forte de Copacabana começou a ser construído em 1908 e foi planejado com a intenção de aumentar a proteção do Rio de Janeiro daqueles que atacassem ou tentassem invadir a cidade pelo mar. Dessa forma, o local foi escolhido estrategicamente na Praia de Copacabana por possuir ótima e ampla vista da baia de Guanabara. A obra terminou em 1914 e se tornou a maior base da Força Militar da América Latina.

Em 1987 o Forte perdeu sua função bélica e veio a se tornar o Museu Histórico do Exército, onde retrata um pouco das histórias vividas ali. Expõem obras, móveis, roupas, armas, usinas, documentos e muitos outros artigos que fizeram parte da vida do Forte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Considero o valor da entrada barata, devido tamanho conhecimento que se adquire nele, custa R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia. O bilhete você pode adquirir no próprio local. Logo na entrada à sua direita há uma sala chamada Museu do Vídeo, a minha dica primordial é esse ser o primeiro lugar onde deve parar. Ali eles passam um vídeo de aproximadamente 5min, onde explicam um pouco do que foi o local e do que ele é hoje. E ao redor da sala há a linha do tempo de toda a história do Forte de Copacabana. Depois pode fazer de acordo preferir, mas não deixem de admirar nosso maravilhoso oceano Atlântico do topo da fortificação.

A visitação dura em média 2,5h e é acessível para pessoas deficientes físicas que utilizam cadeira de rodas. O local não consiste apenas em exposições antigas, mas também possuem vídeos interativos e dois cafés/restaurantes renomados da cidade, a Confeitaria Colombo e o Café dos 18 do Forte. O lugar também oferece uma loja de souvenir para você comprar lembrancinhas da cidade maravilhosa. O horário de funcionamento varia, sendo do Museu de terça feira a domingo e feriados das 10h às 18h e da loja e cafés nos mesmos dias, porém com encerramento às 20h.

Eu fui com um pé atrás, realmente com medo de não gostar do lugar. No fim, achei um dos lugares mais incríveis em que já conheci no Rio de Janeiro. Confesso que há partes mal conservadas, que acabam alagando ou com mal cuidado. Porém é muito lindo ver que eles ainda conservam a estrutura do forte e muitas das relíquias que por ali vivera. É mais do que um ponto turístico a ser visitado é uma aula sobre a história do nosso país.

Mais Informações:

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, numero 01 – Posto 06

Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Site: http://www.fortedecopacabana.com

Comments

comments

Deixe um comentário