Perdi o passaporte no exterior e agora?!

Nunca pensamos que isso irá acontecer com a gente, mas pode acontecer sim. Então esteja preparado para esse “perrengue”. Saiba o que fazer se perder o passaporte no exterior.

Perder os documentos no Brasil já é péssimo, imagina então perder em outro país. Um lugar que ele é fundamental para seu trânsito. Então esteja preparado e não se desespere se isso vir acontecer. Lembre-se que manter a calma é a melhor coisa que pode fazer.

A primeira atitude a ser tomada é procurar a Polícia local e registrar um boletim de ocorrência, lá você explicará a situação e eles irão categorizar o ocorrido, seja por furto, roubo ou perda. Se você não falar a língua local, fique tranquilo, leve seu celular e explique que não fala a língua. Eles deixarão utilizar o tradutor para auxiliar no processo.

Existem dois casos quando isso acontece, um que são aqueles que já estavam em seu último destino e depois só voltará ao Brasil. Por exemplo: viajou do Brasil para Austrália e de lá regressa ao Brasil. E tem aqueles que irão seguir viagem para outros países. Por exemplo: Saiu do Brasil para fazer um mochilão por vários países europeus e perdeu os documentos no caminho, mas ainda passará por alguns outros antes de voltar ao Brasil.

Então se você se enquadra no caso de que irá continuar viagem pelo exterior, você precisará emitir um passaporte de emergência. Confesso que te dará um pouquinho de dor de cabeça, mas paciência e não se estresse. Para isso acontecer, precisará entrar no site do Portal Consular do Itamaraty e preencher o formulário online em que solicita o passaporte de emergência. Depois disso, deverá imprimir esse formulário e levar ele junto com o B.O. – boletim de ocorrência – ao Consulado do Brasil ou Embaixada mais próximo de onde estiver.

O passaporte de emergência não é emitido na hora e aí vem a dor de cabeça em que falei. Ele pode levar até 10 dias para ser emitido. Então se tiver poucos dias no local onde estiver, sinto muito. Precisará mudar seu planejamento e aguardar. Vale lembrar que tirar esse passaporte sai um pouco mais caro do que emitir no Brasil, ele sai o dobro do valor. Aproximadamente R$ 350,00. Quando o passaporte ficar pronto, saiba que ele virá em branco, ou seja, se você tem algum visto no mesmo, não estará ali. Então se o seu próximo destino exija um visto que tinha em seu antigo passaporte, aí complicará um pouquinho mais. Pois terá que ir até o Consulado mais próximo referente a esse desse determinado país e seguir as instruções deles.

Por exemplo: Você está fazendo uma viagem pela Ásia, está nesse momento no Japão e sua próxima parada seria a China. No Japão percebeu que perdeu seu passaporte e solicitou um de emergência no Consulado Brasileiro. Só que o visto para a China é obrigatório, então após seu passaporte de emergência ficar pronto, você deverá ir ao Consulado Chinês e abrir um novo procedimento para a segunda via de visto.

Esse procedimento varia de acordo cada país, então vá até a embaixada e Consulado mais próximo para resolver esse outro problema. Agora se você se enquadrou no caso de que você estava viajando para fora e já voltará ao Brasil, quando perdeu. Saiba que assim como no outro caso, primeiramente deve ir na Polícia e emitir o B.O. Após isso, você deve ir diretamente ao Consulado Brasileiro ou Embaixada mais próxima e solicitar a Autorização de Retorno ao Brasil, essa é chamada de ARB. Esse documento pode levar até 3 dias para ficar pronto, mas dependendo de onde estiver, ele pode ficar pronto em horas. E só apresentar essa autorização e o B.O. no aeroporto que eles deixarão você regressar ao Brasil.

Em alguns países não há Consulado Brasileiro ou Embaixada. Não se preocupe, se esse for o seu caso. Você deverá entrar em contato com nosso país via telefone ou e-mail nesses casos e explicar a situação. Confesso que por e-mail pode ser um pouco mais lento o serviço, então manda e-mail, liga, faz tudo o que puder. O setor onde deverá ligar é no Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores do Itamaraty. Os telefones de contato são +55 61 98197-2284 ou +55 61 2030-6456. E o e-mail é: dac@itamaraty.gov.br

Infelizmente imprevistos acontecem e isso pode vir a acontecer contigo. Então vou deixar algumas dicas que poderão auxiliar quando for solicitar os novos documentos. Faça uma cópia do seu passaporte, dos seus vistos e carimbos. Ou melhor tire fotos e guarde na nuvem. Isso não servirá para você transitar para outro país, mas vai te ajudar quando chegar no Consulado. Outra dica é ter o endereço e telefone das Representações brasileiras dos países em que está viajando. Pois se algo acontecer, sabe onde deve ir. E lembre-se de SEMPRE manter a calma, o desespero não te levará a nada.

 

 

Comments

comments

Deixe um comentário