Praia da Graciosa e Ilha da Canela

Quem pensa que Palmas não tem praia, está totalmente errado, sabia? Não é porque está no meio do estado, no meio do país que não terá praias. Venha entender sobre essa praia e ilha maravilhosa.

Existe praia em Palmas. Só que elas não são de água salgada e sim são de água doce. A principal praia da cidade é a Praia da Graciosa e quem for até a cidade não pode deixar de conhecê-la. Ela é uma praia linda e extensa, com ótima infraestrutura aos visitantes. Na orla tem várias palhoças para que os turistas e moradores levem cadeiras e passe o dia. Além disso na orla há muitas barracas e quiosques, que agem como lanchonetes e restaurantes. Também há quadras de esportes, parques infantis, área de camping e marina.

A Praia da Graciosa está localizada no centro da cidade, à beira do Lago de Palmas. Esse lago formou-se após a construção de uma usina hidrelétrica, mas antes ali era o  Rio Tocantins que atravessa Palmas. Ela fica mais precisamente ao lado da linda Ponte Fernando Henrique Cardoso, também chamada de Ponte Amizade e da Integração. Ambos os locais são cartões postais de Palmas e precisam conferir de perto. Uma dica é permanecerem na Praia da Graciosa até o pôr do sol. É lindo ver esse fenômeno natural acontecer lá.

O que achei interessante é que ao entrar no rio, depois de alguns metros tem uma barragem de proteção feita em tela. Isso para que as pessoas não vão às partes mais profundas, de lixos jogados pelo homem poluírem o rio e também para evitar a entrada de arraias, peixes e outros animais.

Na lateral direita da Praia da Graciosa fica um trapiche, ali sempre tem alguns barcos e homens que te levam até a Ilha da Canela. Essa fica a 3km da Praia da Graciosa e só tem como acessá-la de barco. O trajeto é bem tranquilo e lindo de ser feito, você passa pertinho da ponte e vê a grandiosidade dela. O valor que o rapaz nos cobrou para nos levar e voltar foi de R$ 25,00 por pessoa. Combinamos um horário para voltar e ele nos buscou no horário combinado.

Assim como a Praia da Graciosa, parte da Ilha da Canela também é cercada com uma tela de proteção. Vale contar que ali achei ótimo, porque do lado de fora dela, em outra parte da ilha vi várias arraias e morro de MEDO delas. Nessa área cercada você verá cadeiras na água e mesas, essas para você sentar e passar o dia. Ou seja, a infraestrutura do lugar é impressionante. Nas areias você encontra várias lanchonetes, bares, restaurantes, duchas, banheiro, quadras e área de descanso.

Passar o dia no local é simplesmente algo agradável e que POR FAVOR façam. Eu fiz isso e amei muito. Nadar naquela água foi incrível demais, elas são cristalinas e não são fundas. Minha recomendação é passarem o dia ou pelo menos a tarde lá e voltarem e assistirem o pôr do sol na Praia da Graciosa. Agora fica com vocês de irem e me contarem como foi a experiência de vocês. Espero que seja tão boa quanto a minha.

Comments

comments

Deixe um comentário