Quantos dias e o que fazer na ilha?

Aquilo que todos querem saber é quantos dias devo ficar na Ilha Grande? O que fazer por lá? E como será seus dias nessa ilha maravilhosa banhada por água verde esmeralda e cristalina. Vou te falar um pouquinho de lá para tentar te ajudar.

 

Quanto tempo ficar na ilha?

Antes de qualquer coisa, saibam que esse é o destino que quanto mais tempo ficar, mais você irá aproveitar e conhecer o local. Mas se tiver um tempo mínimo, que seja pelo menos três dias. Eu fiquei isso e achei muito pouco! Com certeza irei voltar para conhecer o restante da ilha. Esse é aquele destino que volto mais vezes e não que vai uma vez e você acha suficiente. Agora eu sei que nem todo mundo vai poder ficar um mês lá, então o que eu considero é que uma média de tempo exato são cinco dias inteiros pela região. E se você for azarado (desculpa a verdade) e pegar chuva, por favor tente estender sua viagem. Você conseguirá apreciar a ilha mesmo com chuva, mas com São Pedro colaborando no tempo, você aproveita melhor o local.

 

O que fazer pela Ilha Grande?

Nossa eu não sei nem por onde começar a escrever. Porque tem tanta coisa legal a se fazer, algumas eu fiz, algumas não e fico na vontade de ter feito. Mas estarei colocando aqui os passeios e programas que de acordo a Eco Adven Tour (empresa com que eu fechei meus passeios na ilha) me recomendaram a ser feitos. Infelizmente não tive tempo suficiente, mas não é porque eu não fui que não vou compartilhar as melhores coisas a se fazer.

 

1- Passeio Meia Volta

Esse passeio irá te tomar um dia inteiro, ele sai às 10h30m da frente da agência e você só retorna às 17h30m. Ele como o próprio nome diz passa por algumas praias que dão apenas meia volta na ilha. Com certeza foi o melhor passeio que eu fiz, amei ver vários peixinhos e nadar naquela água transparente.

2- Passeio Volta à Ilha

Esse é um dos maiores passeios a se fazer na região, também leva um dia inteiro. Porém você sai mais cedo que os outros, às 09h30m e retorna às 18h. Tem quem o considere o mais completo, pois ele realmente dá a volta total na ilha e você conhecerá diversas praias lindíssimas, como Caxadaço, Aventureiro, Parnaioca, Meros e Maguariqueçaba.

 

3- Passeio Ilhas Paradisíacas

Esse passeio também tive o privilégio de fazer e falo dessa forma, porque foi um prazer poder conhecer praias tão espetaculares como as que eu vi. Ele sai às 10h30m e retorna somente às 17h30m, passa por algumas praias e ilhotas da parte de cima da ilha. Algo incrível de se fazer e por favor apreciem o máximo que puderem a Ilha de Cataguases (eu amei demais ela).

 

4- Praia Lopes Mendes

Esse passeio com trilha foi o que mais partiu meu coração de não ter feito. Nossa eu queria muito e acho que a minha vontade de voltar é mais para poder conhecer essa praia. O passeio em si consiste em ir cedo para a praia de Lopes Mendes, você pode se decidir em ir totalmente de trilha que leva aproximadamente 2 horas ou ir de barco até certo ponto e fazer uma pequena trilha de 20 minutos. Os barcos saem no período matutino e retornam à tarde. Muitos conciliam ir na Lopes Mendes e na Praia de Santo Antônio no mesmo dia, isso devido elas serem uma vizinha da outra. Ambas lindas e agradáveis de se passar o dia.

 

5- Trilha ao Pico do Papagaio

A empresa com que eu fechei os passeios em Ilha Grande (Eco Adven Tour) é especializada nessa caminhada noturna. Você sai às 02h da manhã, isso mesmo, você não leu errado. Sai esse horário para chegar ao pico a tempo de assistir o nascer do sol. São 07km de trilha, sendo que a subida leva umas 03 horas e a descida mais umas 03 horas. Você permanece no cume por 1h30m e tem uma vista incrível da ilha. Caso gostou desse passeio, lembre-se que o item indispensável é a lanterna. E não se preocupem não é necessário ter conhecimento de escalada para fazer ele.

 

6- Vila de Abraão

Esse é o local com mais estrutura da ilha, onde você com certeza deve se hospedar. Então minha dica é você conhecer a vila a noite, antes e após os passeios que forem fazer. Será suficiente e você se encantará com a cidadezinha linda e praiana local.

7- Trilha de Bike

Há diversos lugares na Vila de Abraão que você pode alugar bicicleta, isso facilita suas idas e vindas até outras praias. Já que não existe carros na ilha. Mas existem três trilhas mais frequentadas, uma é curtinha e na verdade eu faria a pé, as outras duas muito extensas e formadas por subidas e descidas. Se estiver com tempo vale a pena fazer pelo menos uma delas, ou se estiver empenhado duas, ou faça as três e conhecerá super bem a ilha. A trilha que eu falei que faria na base da caminhada é o Circuito Abraão com 1,5km. Mas as outras duas são de aproximadamente 9km, essas são Abraão – Dois Rios – Trilha T14 e a Abraão – Saco do céu – Trilha T1+T2.

 

8- Praia Preta

Quando você estiver na Vila de Abraão, saia caminhando sentido esquerda da praia (isso como se estivesse olhando para o mar). Após passar algumas casas, começará uma pequena trilha de uns 5 a 10 minutos caminhando, mas super tranquila. Ela te levará a praia vizinha que é chamada de Praia Preta, você pode acessá-la por duas escadas. Eu aconselho a descerem pela segunda, porque você chegará praticamente no final dela, aonde deságua um rio. Ou seja, você pode entrar na água salgada e na doce para se banhar. O mais legal dessa praia é que grande parte da areia é preta, suas areias são escuras, isso porque a areia é monazítica.

9- Aqueduto e Poção

Após a Praia Preta, a trilha continua. Se caminhar mais uns 5 a 10 minutinhos você já verá o Aqueduto que foi construído com pedras e óleo de baleia. Esse era uma ponte que levava água da represa na montanha para os prédios do Lazareto. Atualmente não exerce essa função, apenas um monumento histórico. Junto a ele você verá o poção, que seria o lago da cachoeira. Local delicioso para tomar um banho, então a dica é dar um mergulho ali.

 

10- Pérolas da Ilha

Esse também é um passeio que se faz de barco pela ilha, que sai às 10h e retorna às 17h. Ele não passa em uma grande quantidade de praias, mas é o único passeio que vai até Aripeba. Além dessa ele vai até a clássica Lagoa Verde e Meros. Um passeio que eu deixaria para fazer, se você realmente tivesse bastante tempo em Ilha Grande.

 

Caso você tenha alguma dúvida ou quera alguém para auxiliar e facilitar toda a sua viagem recomendo muito entrarem em contato com a Eco Adven Tour, além de os passeios tradicionais eles fazem passeios privativos para melhor atenderem seus clientes. Eu amei o serviço  deles e indico à todos, porque foi realmente muito bom.

Eco Adven Tour

Endereço: Rua Bungaville, Loja 3 – Vila do Abraao – Ilha grande

Telefone: +55 24 999245706

E-mail: ecoadventourbr@gmail.com

Site: http://ecoadventour.com.br/

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário