Roteiro de 07 dias no Deserto de Atacama

Sabe-se que quantos mais dias em um destino melhor é para você poder aproveitar o lugar, porém muitos não podem ficar a quantidade de dias que quer e deve fazer uma viagem mais  compacta. Então darei a dica de um roteiro de 07 dias pelo Deserto de Atacama.

Dia 01:

Se sua saída de Calama for pela manhã, vá ao seu hotel ou hostel na cidade de San Pedro de Atacama e se acomode. A minha dica é você separar o seu primeiro dia para andar pela cidade, andar pela Calle Caracoles (uma das mais movimentadas ruas da cidade) já olhar as agências e preços dos passeios para ver com quem irá fechar os mesmos. Além disso aproveitem para conhecer a Casa de Artesanato do Fernando, um grande artesão da cidade conhecido nacionalmente e com um trabalho impressionante. Outros locais para se conhecer é a Praça Principal, a rua da feirinha, a Igreja de San Pedro  de Atacama e o Museo do Meteorito. No período noturno é bom já começarem esse dia tranquilo com o Tour Astronômico que te levará a entender um pouco do nosso universo, nele você poderá ver várias estrelas e planetas, sem contar na aula de astronomia que terá.

Dia 02:

Comece agora de vez os passeios pela região do deserto e nada melhor do que ir ao Vale do Arco Íris pela manhã, um local com paisagens naturais maravilhosas e que em suas montanhas você poderá contemplar diversas cores, se assemelhando a um arco íris. Normalmente esse passeio sai às 07h da manhã e regressa às 12h. Nesse momento busque um restaurante que te agrade na cidade ou se estiver em um hostel em que possa cozinhar e prefira essa opção vá desfrutar de seu almoço. No período da tarde alguns passeios saem às 15h da tarde e indico nesse momento vocês irem fazer o tour da Laguna Cejar. Na verdade esse tour não vai apenas até essa lagoa, mas em muitos outros locais encantadores, porém o principal ponto é a Laguna Cejar, a famosa lagoa de sal em que você flutua. Mas saibam que junto a Laguna Cejar há mais duas lagos e nesse tour você ainda conhece os “Ojos del Salar” e por fim assiste um pôr do sol incrível na região. Você voltará a cidade por volta das 19h, minha sugestão é ir tomar um banho, jantar e ir domingo para no próximo dia acordar bem cedo.

 

 

 

 

 

 

Dia 03:

Vocês iniciarão com um dos passeios que precisam acordar o mais cedo possível, normalmente as agências passam te buscar às 05h da manhã para dar tempo de assistirem ao nascer do sol no Geyser del Tatio. Esse passeio deve ser realizado nesse momento do dia, pois esse é o horário em que você verá o fenômeno das lavas do vulcão soltar suas fumaças para o lado externo. Algo maravilhoso de ser visto e praticamente inexplicável. Esse tour se encerra cerca de 12h no centro da cidade, dali podem almoçar e a tarde ir conhecer as Lagunas Escondidas. Essas são lagoas totalmente diferentes das vistas no dia anterior. Elas formam um grupo de sete lagoas azuis e impecáveis, lindas e ainda pouco conhecidas. Um ótimo passeio a ser feito no qual você ficará até cerca de 18h30m depois poderá voltar e apreciar algum local a noite na cidade de San Pedro de Atacama.

 

 

 

 

 

 

Dia 04:

Nesse dia te dou uma dica um pouco diferente e aconselho a pegarem uma bicicleta, para aqueles mais preguiçosos podem chamar um táxi até o destino e combinar um horário para voltar. E indicarei iniciar o dia indo até Pukará de Quitor, uma antiga fortaleza da cidade que hoje são ruínas e podem ser apreciadas pelos turistas que vão até a mesma. Depois podem retornar até a cidade e almoçar, aí para os aventureiros que quiserem continuar com as bicicletas o destino da tarde também é possível, mas requer muita disposição. E qual passeio seria esse? Ir conhecer o Valle de La Luna. Nesse você praticamente se sentirá em um local que se assemelha uma base lunar, porém com origens vulcânicas e coberta de sal. No Valle da Luna ficará praticamente a tarde toda e um grande conselho é assistirem ao pôr do sol no lugar, realmente inesquecível.

 

 

 

 

 

 

Dia 05:

No seu quinto dia de viagem coloque um passeio que tomará seu dia todo, mas que você ficará abismado com maravilhosas paisagens. Vá até as Lagunas Altiplânicas, até as Piedras Rojas, ao Salar de Atacama e a laguna de flamingos. A ordem pode mudar, mas tente colocar todos esses destinos no seu dia. Muitas agências fazem o passeio levando a todos esses pontos lindos e fornecendo café da manhã e almoço. Então nada a se preocupar, somente curtir o local em que está. Pois ali você verá lagoas incríveis, pedras naturalmente vermelhas que cercam outra lagoa, dependendo a época poderá ver muitos Flamingos e um local todo formado por sal.

Dia 06:

Novamente indicarei um passeio que levará todo o seu dia, que será ir até o Salar de Tara. Nesse você estará há mais de 4.400m de altitude e poderá admirar paisagens maravilhosas. Esse salar fica dentro da Reserva Natural de los Flamencos, ali você verá desde incríveis formações rochosas, até lagos e vulcões que cercam o lugar. Muitos podem achar parecido com vários outros cenários, mas te garanto que será uma experiência única.

Dia 07:

Comece seu dia indo até o Valle da Muerte e não se esqueça de alugar seu equipamento para praticar Sandboard. Se você não domina a técnica, algumas agências na cidade têm horários de aulas para você poder aprender e depois descer por todas as dunas do local. Já depois do almoço faça algo para relaxar e descansar seu corpo depois de dias corridos e de muitos passeios. Vá até o Termas de Puritama e curta seu dia em suas banheiras naturais de água quente e vista linda. Depois você poderá voltar a Calama e regressar para casa.

Com certeza 07 dias não são suficientes para conhecer bem o Deserto de Atacama, mas se tiverem mais dias não deixem de subir um vulcão. Com certeza será uma experiência que ficará para sempre em sua memória. Esses são os passeios tradicionais a serem feitos e que de coração indico à todos a fazerem, pois valem muito a pena.

 

Salve esse post no Pinterest!

Comments

comments

Deixe um comentário